Identidade Visual Autêntica

Uma marca é a representação gráfica do nome do seu negócio ou do seu próprio nome, quando se trata de uma marca pessoal, e podemos chamá-la de logo.
Ela pode ser composta apenas pelo nome (neste caso, chamamos de logotipo), ou por um mix de símbolo e nome.

Já a identidade visual é o conjunto de elementos que representam visualmente o seu negócio e que criam um universo particular a seu respeito.

Logo, a marca faz parte da identidade visual: ela é peça fundamental para compor a estrutura visual de seu negócio, pois é a partir dela que toda a identidade visual é definida e criada, como os padrões de cores, a tipografia, o comportamento de elementos, e etc.

Na identidade visual, tudo é pensado e definido para expressar a personalidade do seu negócio. E é ai que percebemos o seu real valor: é através da identidade visual autêntica e bem construída que a sua marca é percebida e lembrada, pois tudo reflete a sua essência e o seu posicionamento.
Uma  identidade visual começa na marca e se expande por todos os outros elementos definidos nesse processo, como papelaria, sites, as redes sociais, e até o tipo de fotografia que você usa.

De forma estratégica, a identidade visual deve ser prioridade, pois ela é construída para causar conexão: através da clareza das informações, causar encantamento e expressar de forma objetiva a sua visão de mundo, de seu propósito, de seus valores e principalmente, da sua verdade e essência.

A marca e o projeto de identidade visual criada expressa a sua personalidade delicada e elegante, com equilíbrio e muito profissionalismo.

 

E tudo deve ser levando em consideração, para ter coerência e harmonia, entre a sua marca e o seu negócio, e assim, ambos serem guardados na mente e no coração de seu público.

Mas antes de qualquer criação ou definição, você precisa entender e definir o que é o seu negócio, pois isso auxilia a comunicação a ser bem mais direta e clara. E para isso, é preciso clareza e ter alguns parâmetros e questionamentos respondidos:

  • Saber o que se é o onde se quer chegar
  • Qual o seu público
  • Quais as emoções que se quer passar
  • Quais são os seus valores
  • E acima de tudo, o por quê de você fazer tudo o que faz.

Um bom exercício de autoconhecimento para estes pontos é olhar para dentro e perceber o que faz ou não sentido para você e o seu negócio, e o que vai de encontro direto com as suas verdades, pois deste modo a conexão será imediata.

E para tudo isso acontecer de forma mais efetiva é bom contar com a ajuda de um profissional: o designer – que com seus conhecimentos técnicos, sua cultura visual,  seu repertório e sua sensibilidade podem facilitar este processo, e transformar a sua essência em algo real e visual, com significado e muita verdade!

〰️

Assista meu vídeo com um bate-papo no IGTV sobre o assunto. Clique AQUI ou na imagem acima!

 

Créditos de fotos, texto e vídeos: Thiago Vicente
T
exto original criado para o blog da Little Monster