As tendências de Cores 2019/2020

As cores influenciam tudo, e sabemos que cada cor – em todos os aspectos, não somente na moda – , seja sozinha ou combinadas com outras em uma paleta, conta uma história diferente.
E o interessante é perceber algo mais sutil nisso: o resgate.

Fui selecionado recentemente a ter acesso exclusivo ao relatório segmentado de tendências do #EfeitoORNA, chamado Color Forecasting 2019/20; e enquanto li, percebi um algo muito mais profundo do que somente a teoria das cores – o grau de sensibilidade humana e o sentimento de resgate humano que cada uma desperta.
Entre fotos bem selecionadas como exemplos, textos que propõem instigar a consciência e despertar o questionamento – o que somos, o que queremos ser, onde estamos e desejamos estar, e principalmente, o que queremos sentir, neste mundo atual conectado e repleto de informações.

Definir quais cores estamparão as vitrines ou mesmo um editorial, não é tarefa simples. Pesquisadores de tendências precisam ficar de olho em quais são as cores que estão surgindo e se repetindo nos filmes, na arquitetura, no design, na mídia e na arte. Além disso, esses estudos levam em conta o comportamento da sociedade e das diferentes gerações que convivem lado a lado.

Segundo Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, “cor é esta lente que equaliza as experiências das duas realidades, digital e natural”.
E assim, ela justifica a escolha de 2019: PANTONE 16-1546 Living Coral, completando: “consumidores que anseiam por interações humanas e conectividade social, encontram nas qualidades humanas e agradáveis desta cor uma resposta perfeita.”

E junto a esta cor , as demais – Sunflower, Aloe Vera, Riddance, Índigo, Beet e Tangerine (Living Coral).
Estes são nomes criados no relatório para criar mais personalidade, e os principais conceitos e descrições, você pode ver por completo no relatório, que resumo abaixo nas imagens.


As decisões das cores ocorrem por meio de uma análise de tendências consistente. Dois dos profissionais da equipe ORNA possuem formação em trend forecasting na SCAD – umas das principais escolas de design dos USA.

 

O que percebemos, para concluir, é que a maior tendência de 2019/20 é criatividade, ou seja, algo puramente humano.

Segundo as irmãs Alcântaras e as demais pesquisas que fiz, nota-se que vivemos na era da atualização, chamada por alguns de “F5”, do surgimento de novas profissões e de outras que estão deixando de existir. Uma nova era.
Desse momento, nasce a necessidade de humanizar  cada vez mais às relações e desenvolver a empatia. Resgatar.

As cores são formas de comunicar. E para onde desejamos caminhar como humanidade, claro.

 

Créditos de fotos: Efeito ORNA
Edição e manipulação de imagens: Thiago Vicente
Créditos de vídeo: Coloro
Referências de pesquisa de texto: Pantone, Forbes, Coloro, Color Forecasting 2019/20 EfeitoORNA